segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que a família Beltrão ensina sobre o Brasil?

Joaquim Beltrão Siqueira recebeu na última eleição para deputado federal 77.832 votos. Isso lhe rendeu a oitava colocação entre os eleitos de 2010. Menos de um ano de mandato completado, Beltrão afirma, durante entrevista à rádio Penedo FM, que será candidato à prefeitura de Coruripe em 2012.
Como alguém deixa a Câmara Federal para ser prefeito de uma cidade com 52 mil habitantes? A resposta é simples e revela um dos maiores antagonismos de nosso sistema político. Apesar de a constituição de 88 ter garantido à equidade dos poderes, ela concedeu ao executivo algumas prerrogativas que o coloca em situação privilegiada diante do processo legislativo.
No caso de Beltrão, ele se viu inoperante, ao lado de seus 512 colegas deputados, diante do poder executivo. A presidente tem o poder de nomear e retirar do cargos os ministros de estados. Ela pode requerer urgência na apreciação de um projeto. Ela pode vetar parcial ou totalmente um projeto que provavelmente demorou meses tramitando pela Câmara.
Deixar o cargo de deputado, é, no mínimo, desrespeitoso aos seus eleitores apesar de que eles não percebem isso, ou não estão interessados nisso.

3 comentários:

  1. É um dom! Seu caminho no jornalismo já está mais do que traçado. Você sabe, você entende, você reflete. Jornalismo Político e ponto final! Já está decidido... =x

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Meu olho encheu de lágrimas. Sério. Isso vindo de você é mais do que um elogio, é para se emoldurar e lembrar todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer um pode ver isso! Precisamos conversar sobre seu futuro brilhante *.*

    ResponderExcluir