sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os redutos eleitorais de Alagoas




Todo mundo sabe como eleger um deputado estadual em Alagoas:é preciso ter bons e muitos redutos eleitorais. Para isso, é necessário fechar acordos com os cabos eleitorais. No sertão de Alagoas, os prefeitos são os protagonistas nesse enredo, pois são, sem nenhuma dúvida, os mais fortes cabos eleitorais que se pode ter em uma cidade. Vejamos como isso acontece através dos números:
Na cidade de Piranhas, o candidato Inácio Loiola (PSDB) cuja sobrinha, Melina Freitas, é prefeita desse município, recebeu 43,98% (4.401) dos votos válidos para deputado estadual. Só em Piranhas o candidato recebeu 11% dos seus 38.025 obtidos nas urnas. O tucano ainda contou com o apoio da esposa deputada, Kátia Freitas. Sua árvore genealógica conta ainda com a participação de peso do desembargador do tribunal de Justiça Washington Luis Damasceno Freitas.
Nas cidades onde o prefeito o apoiou, ele obteve a maioria dos votos para deputado estadual. Em Monteirópolis, com o apoio do prefeito Maílson de Mendonça (PR), ele conseguiu 22% (871) dos votos válidos. Em Olho D'Água das Flores, aconteceu a mesma coisa. O prefeito Nem (PR) apoiou o candidato tucano que recebeu dos olhodaguenses 14,98% (1143) dos votos.
Situação parecida aconteceu em Batalha, pois o candidato Luiz Dantas (PMDB) é pai do atual prefeito Paulo Dantas (PMDB). Lá, ele recebeu 37,65% (3.082) dos votos válidos. Muito distante do segundo colocado Nelito que recebeu apenas 806 votos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário