terça-feira, 13 de julho de 2010

O saldo da ficha-limpa

Muitos pensavam e queriam que ela não desse em nada. Muitos acreditaram que ela não passaria pela peneira propinódrica* do Congresso. Muitos acreditaram, felizmente em vão, que os brasileiros não são politizados ao ponto de criar uma lei de iniciativa popular. Erraram feio. Foram mais de 1 milhão de vozes que ululavam " Queremos políticos fichas-limpas!". Até que alguns espertalhões conseguiram diminuir sua força. Mas no final ela foi aprovada. A pergunta a ser feita agora é " Como a justiça está aplicando-a?".
Seus efeitos aparecem todos os dias nos jornais. Assim como os inseticidas que matam as pragas das plantações, a ficha-limpa está retirando muita gente de seu habitat preferido. Ela está destruindo o poder de alguns coronéis, libertando seus rebanhos. Ela está destruindo as dinastias do regime democrático. Estamos, cada dia mais, nos habituando com a palavra "impugnação". Que palavra linda!!!
Em Alagoas ela veio com a força das enchentes que mostrou ao mundo décadas de descaso político. São vários os possíveis impugnados. Entre eles o ex-governador Ronaldo Lessa e o deputado João Beltrão. Porém eles podem e vão recorrer. Aí é que mora o perigo. TSE, por favor, faça com que a justiça seja cumprida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário