sábado, 1 de maio de 2010

O apoio do PP e suas consequências

Depois que o deputado federal Benedito de Lira formalizou o apoio do PP ao governador Teotônio Vilela, a conjuntura política de Alagoas mudou seu rumo em duas frentes. A primeira alteração acontece na disputa pelo Senado Federal. Enquanto Benedito de Lira estivesse do lado do Chapão, o objetivo desse grupo político, assegurar uma vaga do senado para Renan Calheiros, permaneceria seguro. Agora, a disputa pelas duas vagas possui mais um forte candidato, Benedito de Lira cuja tentativa de disputar o senado foi um fator decisivo para ter saído do chapão.
A segunda mudança melhora o palanque de José Serra em Alagoas. A força do governo tucano só aumentou com o apoio do PP já que este partido possui em Alagoas 21 prefeituras inclusive Maceió. Porém o prefeito Cícero Almeida já deixou claro que apoiará Ronaldo Lessa e só sai do partido se for expulso pelo presidente, Benedito de Lira. A situação se tornou mais favorável a reeleição de Teo pois “O atual governante detém a máquina pública, aparece mais, tem obras em andamento, por isso muitos prefeitos que se sentem em posição confortável não vão negar apoio. Todo candidato à reeleição tem mais chances, mas não significa que irá ganhar. Isso dependerá também dos apoios nacionais” , afirmou o cientista político Alberto Saldanha.
Apesar de ter melhorado o palanque tucano no estado, a popularidade de Lula é gigantesca também porque quase metade da população alagoana recebe os programas sociais do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário